Translate

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

BARRA DO ITARIRI / LITORAL SUL - SP

                                              BARRA DO ITARIRI

Ao lado de Peruíbe, na Baixada Santista, Itariri é a cidade que recepciona os visitantes em sua entrada no Vale do Ribeira pela Rodovia Padre Manuel da Nóbrega. A área de 274 km² é ocupada em sua maioria por uma rica vegetação, parte de um dos maiores e mais importantes remanescentes de Mata Atlântica do país. Possui uma grande variedade de atrações turísticas, que contemplam tanto o visitante que gosta de se aventurar, como aquele que quer apenas descansar e apreciar a natureza. Durante o verão, o turista pode visitar os principais pontos da cidade, localizados na área rural, podendo se banhar ou realizar esportes de aventura, como rapel e tirolesa. Durante o inverno também não faltam opções. São realizadas diversas festas, entre elas as quermesses para São Benedito, Santo Antônio e Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Itariri. Há também a famosa Festa do Okinawa Sobá, que existe há mais de 40 anos e serve o prato oriundo da ilha japonesa de Okinawa, trazido pelos imigrantes no início do século XX. Além destes, há vários outros eventos, como o Carnaval de rua, o Festival Anarriê e a Fesfol.
O município fica a cerca de 160 km de São Paulo, 100 km de Santos, 90 km de Registro e 300 km de Curitiba.(fonte Prefeitura Municipal de Itariri

                                                          Pedra da Moça
Foto Silvio Cesar Lourenço(protal Prefeitura)

 A 2,5 km do centro da cidade, a Pedra da Moça encontra-se em propriedade particular e pode ser acessada por um caminho junto à cerca da propriedade, transversal à Estrada do Rio do Azeite, no bairro Igrejinha.


                                                                         Cachoeira do Saltinho 
Foto: Silvio Cesar Lourenço(portal prefeitura)

 A cachoeira do Saltinho não possui acesso pela Estrada do Rio do Azeite. Para chegar até lá, é preciso descer o rio a partir da Pedra da Moça por cerca de 100 mts

Pedra da Onça
 A Pedra da Onça pode ser acessada por um caminho transversal à Estrada do Rio do Azeite, a 200 m da Ponte Pênsil, 3,6 km do centro da cidade.

Laje do Rio do Azeite
Foto: Carolina Manabe Pasetti(fonte Prefeitura)
 A Laje do Rio do Azeite é conhecida, popularmente, por “Bar do Mota”, que é o estabelecimento que dá acesso à área. A 3,8 km do centro da cidade, basta descer o caminho de paralelepípedos junto ao bar para chegar a este ponto do rio.


                                                     Prainha
Foto: Silvio Cesar Lourenço(fonte prefeitura)

 Este ponto localiza-se próximo à Ponte da Igrejinha, mais precisamente a 100 mts à esquerda depois de atravessá-la. Fica a 5,2 km do centro da cidade.

Cachoeira da Italiana
Foto: Silvio Cesar Lourenço
 No Rio do Azeite, atualmente só é possível acessar a Cachoeira da Italiana passando-se por propriedade particular, onde se encontra o “Quiosque do Paolo”, que fica a 5,7 km do centro da cidade. Depois da Ponte da Igrejinha, deve-se virar à esquerda e seguir caminho por cerca de 600 m na Estrada do Rio do Azeite. Recomenda-se o acompanhamento de monitor ambiental.

Rio das Pedras
Foto: Carolina Manabe Pasetti(fonte Prefeitura)
 A 6,5 km do centro da cidade pela Estrada do Rio do Azeite, este ponto no Rio das Pedras fica próximo a uma área residencial.



Cachoeira do Salto
Foto: Silvio Cesar Lourenço(fonte Prefeitura)

 A Cachoeira do Salto fica a cerca de 9 km do centro da cidade e apresenta várias opções de atividades. Para chegar até lá, é aconselhável o acompanhamento de monitor ambiental e/ou guia.

Cachoeira dos deuses
Foto: Vagner La Luna(Fonte Prefeitura)

 Com 28 m de altura, Cachoeira das Sete Quedas fica a cerca de 15 km do centro da cidade, sendo 12 km de carro e 3 km de trilha. O caminho de carro vai até a escola da aldeia do Araribá, de onde se segue a pé para a cachoeira. É necessário o acompanhamento de monitor ambiental e/ou guia.


Pedra Cara do Macaco
Foto: Vagner La Luna(fonte Prefeitura)


 Para subir à Pedra Cara do Macaco, que fica a 195 m de altura, são 400 m de caminhada em um ponto que fica a 8 km de distância do centro da cidade. É necessário acompanhamento de monitor ambiental e/ou guia turístico, com os devidos equipamentos de segurança.



Eventos


  • Fevereiro/Março – Carnaval de Rua
  • 09 de abril – Aniversário de Itariri
  • Maio – Quermesse de São Benedito, primeiro padroeiro de Itariri. Junho – Quermesse de Santo Antônio, padroeiro do bairro Igrejinha.
  • Junho – Quermesse de Santo Antônio, padroeiro do bairro Igrejinha.
  • Julho – Festival Anarriê de Danças de Quadrilha
  • Agosto – Festa do Okinawa Sobá. O sobá é um prato japonês feito de macarrão, carne suína, omelete, cebolinha e caldo. A versão da ilha de Okinawa foi trazida pelos imigrantes japoneses no início do século XX e hoje é um famoso prato na cidade. A Festa do Okinawa Sobá, organizada pela Associaçao Cívica e Social de Itariri, já teve mais de 40 ediçoes e todos os anos atrai vários visitantes da região.
  • Setembro – Quermesse de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Itariri.
  • Novembro – Festy – Festival de Teatro de Itariri
  • Outubro – FESFOL – Festa Folclórica de Itariri
  • 31 de Dezembro – Festa de Ano Novo, com queima de fogos de artifício


Alimentação

A gastronomia itaririense possui forte influência japonesa e pratos típicos podem ser encontrados em vários estabelecimentos. Mas, é claro, também não faltam pratos típicos da vida rural. 
Você tem um estabelecimento e quer vê-lo em nosso Blog? Entre em contato conosco, é gratuito!


Hospedagem

Itariri possui diversas opções de hospedagem, muitas delas localizadas na área rural. 
Você tem um estabelecimento e quer vê-lo em nosso Blog? Entre em contato conosco, é gratuito!


Monitores ambientais
Muitos pontos turísticos da cidade só podem ser acessados com o acompanhamento de um monitor ambiental. Em breve atualizaremos a lista dos monitores ambientais e divulgaremos aqui!
 Dicas
  1. Quando vier a Itariri, não esqueça o protetor solar e o repelente para aproveitar os rios e cachoeiras sem preocupações!
  2. Se pretende fazer uma trilha, planeje com antecedência e entre em contato com um monitor ambiental. Traga roupas adequadas de cores neutras, tênis apropriados, mochila para guardar equipamentos necessários, protetor solar, repelente e boné, além de outras coisas importantes para sua segurança e comodidade, que devem ser conversadas com o monitor.
  3. Procure saber qual a previsão do tempo para a época em que vai viajar. Em Itariri, os verões são bastante quentes e os invernos mais amenos, mas a umidade intensifica a sensação térmica. Além disso, a quantidade de chuvas na cidade é grande, então o ideal é planejar as atividades pensando nisso!

IMPORTANTE: Itariri possui uma lei que disciplina a entrada de veículos de turismo como kombis, vans e ônibus, que devem pagar uma taxa para entrar no município.  Clique aqui para conhecer a lei. Entre em contato para saber mais.

Fale conosco!
E-mail: turismo@itariri.sp.gov.br
Telefone: (13) 3418-3352


Nenhum comentário:

Postar um comentário