Translate

quinta-feira, 15 de maio de 2014

HISTÓRIA DE BARRA BONITA/SP

Vamos conhecer um pouco da Historia de Barra Bonita, que se faz muito interessante pela forma magica de um lindo lugar dentro do Interior paulista...

História de Barra Bonita
 
Fundação:1883
Aniversário da cidade: 19 de março
Santo Padroeiro: São José
Ascensão a Distrito: 26/11/1896
Ascensão a Vila: 19/12/1906
Ascensão a Município: 14/12/1912
Instalação do Município: 8/3/1903
Ascensão a Comarca: 31/12/1963
Instalação da Comarca: 3/1/1965
Inclusão no Roteiro Turístico do Estado: 28/6/1967
Transformação em Estância Turística: 14/9/1979

 
 
Os bandeirantes chegaram a Barra Bonita desbravando o Rio Tietê e alguns se instalaram aqui. No decorrer do tempo formou-se uma vila que recebeu o nome de Barra Bonita por ser um pequeno porto para embarcações formando uma barra, e por ser muito bonita. 

Em 1865 famílias italianas e espanholas influenciadas pela localização geográfica às margens do Rio Tietê e indícios de pedras preciosas, fixaram residência e começaram as derrubadas de mata para iniciar o plantio de café, criação de gado e outras explorações.

A integração do município de Barra Bonita no roteiro turístico do Estado de São Paulo foi feita pelas condições de que o município recebe uma grande quantidade de visitantes e moradores locais à beira do Rio Tietê que corre em perímetro urbana, prática da pesca, a Represa de Barra Bonita ocupa grande área, desenvolvimento da piscicultura, prática de esportes náuticos e a Usina Hidroelétrica de Barra Bonita tem grande produção de energia elétrica e atrai a curiosidade e atenção dos visitantes.
 
   
   
   
 Fundadores de Barra Bonita 
 O Coronel José de Salles Leme, conhecido por Nhônhô de Salles, nasceu em Campinas e após se casar com Winifrida Owlpen de Camargo e Medela Dauntre, foram morar em Jaú, lá Nhônhô se tornou vereador e Presidente da Câmara Municipal. Adquiriu na região grandes áreas de terras para cultivar o café e no meio delas estava Barra Bonita.

Aqui construiu a primeira casa de comércio, foi o marco histórico da fundação da cidade, ponto de partida para a fundação do povoado oficializado em 19 de março de 1883. Faleceu em setembro de 1930 aos 87 anos em São Paulo.

João Baptista Pompeu, conhecido como Major Pompeu, conheceu Nhônhô Salles em uma casa de comercio onde trabalhava em Poços de Caldas, recebeu um convite de Nhônhô Salles para ajudar no estabelecimento comercial que estava montando em Barra Bonita, aceitou e entrou para a história de Barra Bonita como um de seus fundadores.

Juntos construíram a Sociedade Mercantil Salles & Pompeu que se localizava na rua 1º de Março, esquina com a Salvador de Toledo. Major Pompeu foi o primeiro prefeito da cidade, faleceu em fevereiro de 1930 aos 69 anos em Botucatu.
 
   
 Dr.Campos Salles, José de Salles Leme e João Baptista Pompeu 
 Dr.Campos Salles, José de Salles Leme e João Baptista Pompeu

Um comentário: