Translate

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sabina Escola Parque do Conhecimento



A Sabina Escola Parque do Conhecimento - com seu pinguinário, réplicas de dinossauros em tamanho natural e com movimento, simuladores, experimentos de física e biologia, e agora o Planetário Johannes Kepler - é muito mais do que um grande espaço destinado à exposição de equipamentos, instrumentos científicos e obras de arte. É um lugar onde o visitante interage, reconhecendo ou não, algo familiar ao seu repertório cultural.

Sabina é a concretização material de uma idéia pedagógica que transcende o ensino formal e responde a um dos maiores desafios da educação contemporânea, o de alcançar o saber de forma dinâmica, de maneira que os alunos participem do processo permanente da construção de conhecimentos e que crie oportunidades os diferentes percursos de aprendizagem se entrecruzarem além do cotidiano escolar, de forma prazerosa e lúdica.
Dentro desse objetivo, a Sabina promove a ampliação dos conhecimentos trabalhados pela escola, o estímulo à cultura científica e artística, o despertar da curiosidade e do questionamento do aluno e da reciclagem dos educadores.
Sabina visa, também, à democratização do conhecimento e à inclusão cultural, ou seja, permite que cada um atue para saber mais, ampliando suas possibilidades individuais, sem deixar de investir nas possibilidades de ampliação dos conhecimentos de todo o grupo, tornando-se cidadãos mais conscientes e questionadores de seu papel na sociedade.
Proporciona a todos as mesmas oportunidades de acesso aos saberes relacionados às Ciências, Artes e Tecnologia. O espaço interno com equipamentos, exposições de longa duração e temporárias, laboratórios, biblioteca multimídia, auditório, salas de aula, em um grande pavilhão de dois andares, possibilita a experimentação dos fenômenos da natureza, mesclando conhecimento e entretenimento.

Planetário Johannes KeplerLocalizado dentro da Sabina Escola Parque do Conhecimento, o Planetário Johannes Kepler é o único do País a ter sistemas de projeção ótico e digital, que funcionam de forma sincronizada para reproduzir mais de 6 mil estrelas, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza. Aberto ao público espontâneo aos fins de semana, o espaço oferece duas sessões: às 13h30 e às 16h.
O projetor de Santo André, fabricado pela Empresa Alemã Carl Zeiss Planetarium, modelo Starmaster SB, utiliza sofisticado sistema de automação eletromecânica, combinado com aparato ótico de qualidade sem precedentes. Com ele, as estrelas e os planetas são projetados sobre uma cúpula em formato hemisférico de 18 metros de diâmetro. Sob ela,  a platéia, acomodada em 247 poltronas e 13 espaços para cadeirantes, tem a ilusão de observar o céu real.

Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário Johannes Kepler
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135). Ao lado do Parque Central e próximo ao Hospital Mario Covas.
Estacionamento gratuito, regulamentado com faixa reservada para ônibus escolares e carros comuns.

Horários de Funcionamento:
De terça a sexta-feira, o atendimento, das 8h30 às 17h, é exclusivo para escolas públicas e particulares e grupos de pessoas com mais de 60 anos, a partir de agendamento prévio. Para o público em geral, a Sabina fica aberta para visitação aos sábados, domingos, feriados e durante as férias escolares, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45.

Ingressos: grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos.
Interessados em assistir à sessão do Planetário Johannes Kepler pagam R$ 15, a inteira, com direito a passeio por toda a Escola Parque. Meia-entrada garantida para os mesmos públicos. Mais informações pelo telefone 4422-2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário