Translate

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

MERCADÃO MUNICIPAL DE SAO PAULO/SP

Mercadão Municipal de São Paulo

Mercado Municipal Paulistano - ou Mercadão, como é carinhosamente conhecido pelos seus frequentadores - é um importante mercado público da cidade de São PauloBrasil. Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933 para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. O mercado localiza-se no centro antigo de São Paulo, capital do estado homônimo brasileiro, sobre uma área próxima ao rio Tamanduateí, no bairro Mercado na antiga Várzea do Carmo. 


O edifício, em estilo eclético, foi construído entre os anos de 1928 e 1933 pelo escritório do renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de azevedo, sendo o desenho das fachadas de Felisberto Ranzini. No interior, magníficos  vitrais do artista russo Conrado Sorgenicht Filho - famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras - mostram vários aspectos da produção de alimentos.
Um dos 72 vitrais do artista russoConrado Sorgenicht Filho, visão interna.
O entreposto foi totalmente reformado em 2004. A fachada foi recuperada, os vitrais foram restaurados e foi construído um mezanino, de autoria do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva, com diversos quiosques de comes e bebes. Graças à reforma, o Mercadão é hoje um ponto de encontro dos paulistanos e visita obrigatória para turistas de todo o Brasil e de outros países.
















sexta-feira, 28 de agosto de 2015

RUA 25 DE MARÇO/SP

A rua 25 de Março é considerada o maior centro comercial da América Latina. Teve mais de um nome desde o Século XIX, mas entrou para a história como 25 de Março, em 1865. Foi uma homenagem à data em que o Imperador Dom Pedro I outorgou a primeira constituição do Brasil. 

Localizada no centro da capital paulistana. Uma Rua repleta de variedades, sorrizos e muita gente.... Vale conhecer..




Lembrando Sempre;  cuidado com partences(tais como; Bolsas, sacolas, carteiras e etc), por ser uma rua com muito movimento, cuidar da segurança faz parte. 


AVENIDA PAULISTA/SP

Vamos falar um pouco do coração Financeiro da Capital Paulistana à Avenida Paulista. Sendo uma das mais importantes Avenidas da capita. Lá esta concentrado as maiores instituições financeiras, Federações Industriais, Teatro,  e o mais conhecido o MASP, o centro cultural São Paulo Museu Brasileiro da Escultura, ainda tem muito a oferecer pela sua gastronomia bem varia. segue abaixo fotos de uma Avenida bem convidativa.
Av.Paulista a noite 
Masp 
Uma das Torres Telecomunicações

Casa das Rosas


Localizado no número 37 da Avenida Paulista (no Paraíso), o casarão foi projetado pelo escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo pouco antes de sua morte, tendo a construção terminada em 1935. A casa abrigaria a residência de uma de suas filhas, Lúcia Azevedo Dias de Castro, casada com Ernesto Dias de Castro.[1] [2] O imóvel foi habitado até 1986, quando sofreudesapropriação pelo Governo do Estado de São Paulo.
Em 1991 foi então inaugurado um espaço cultural batizado de "Casa das Rosas". Recebeu esse nome pois possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. A partir de 2004, a Casa se tornou o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e passou a ser administrada pelo professor e poeta Frederico Barbosa.
A Casa recebeu a doação do acervo completo de livros e também alguns objetos pessoais do poeta Haroldo de Campos. Esse material está sendo classificado e catalogado para ficar disponível ao público. O espaço ainda oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura.
A Casa abriga também a primeira biblioteca do país especializada em poesia e também uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias.



Para quem vem a São Paulo não conhecer esta Avenida Paulista, deixar de conhecer um pouco mais sobre há vida dos Paulistanos

segunda-feira, 15 de junho de 2015

VISITA EM CAPÃO BONITO/SP

VENHO POR ESTE VEICULO DE INFORMAÇÕES FANTASTICO, INFORMAR A TODOS LEITORES QUE AMAM VIAJAR PARA LUGARES AINDA NÃO DESCOBERTOS, E QUE TRAS MUITA SEGURANÇA, E LAZER PARA TODA A FAMILIA.
ASSIM SOMOS NÓS DO BLOG, AMAMOS LUGARES NOVOS, OU ATE MESMO OS MESMOS LUGARES, POIS NELES A CADA VISITA NOVAS DESCORBERTAS. AGORA NO MES DE JUNHO E JULHO/2015,  ACONTECE A TRADICIAL FESTA JUNINA QUE VEM SE MANTENDO POR  100 ANOS. OLHA SÓ QUE ESPETACULO NO MEIO DAS MONTANHAS, FAMILIAS QUE LEVARAM E LEVÃO SUAS ORIGENS POR GERAÇÕES.

POIS É, ESTIVEMOS NO ANO PASSADO LÁ EM CAPÃO BONITO, INTERIOR PAULISTA, COM MINHA FAMILIA E PUDEMOS PRESTIGIAR UM POUCO DESTA CULTURA BEM ESCONDIDINHA DA CIDADE...PARA QUEM GOSTA DE DESAFIOS, ANDAR MATA À DENTRO, NÃO É PARA QUALQUER UM!!  ...  VAMOS POSTAR ABAIXO ALGUMAS FOTOS






AQUELES QUE TIVEREM OPORTUNIDADE DE IR, NÃO FALTEM POIS, É MUITO LINDO. UMA CULTURA PERDIDA NAS CIDADES, E ENCONTRADA NO MEIO DAS MONTANHA;. GANHAMOS MUITO E PODER PARTICIPAR DESTES EVENTOS, POIS SÃO PESSOAS SIMPLES, HUMILDES E MUITO CARISMATICOS.. SOMOS MUITO BEM RECEPCIONADOS. VALE MUITO CONHECER !!   

sexta-feira, 15 de maio de 2015

PARANAPIACABA/SP



PARANAPIACABA, SÃO PAULO

PARA QUEM  GOSTA DE AR PURO DAS MONTANHAS, UM ÓTIMO LUGAR PARA TODA FAMILIA.. UM PONTO TURISTICO QUE RETRATA UM POUCA DA HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO EUROPEIA AO NOSSO PAÍS... MUITO BOM, VALE A PENA  CONHECER.

IMAGENS DA IGREJA MATRIZ, FUNDADA EM 1889
ESTA PEQUENA CIDADE TEM MUITO HA OFERECER,  COMO: TRILHAS PELA MATA-ATLANTICA, CACHOEIRAS ETC.

ALTAR DA IGRJA

  EU E MINHA FAMILIA FOMOS PASSAR UM DIA DE DOMINGO EM PARANAPIACABA,UM CIDADE DISTRITO DE SANTO ANDRE, REPLETO DE VEGETAÇÃO NATIVA,  E CONHECEMOS LUGARES FANTASTICOS OCULTOS DE NOSSA HISTORIA.... COMO:  A MARIA FUMAÇA VISTA SOMENTE EM SERIADOS DE TV, E EM PERFEITO FUNCIONAMENTO(LEMBRANDO QUE ELA FAZ UM TRECHO DE 04 MINUTOS DE PASSEIO  COM UM GUIA TURISTICO DENTRO QUE CONTA UM POUCO DA HISTORIA),  UM DOCINHO MUITO GOSTOSO É COMERCIALIZADO DENTRO DA MARIA FUMAÇA, UMA RECEITA PORTUGUESA QUE NÃO VAI OVO, SOMENTE MASSA, MUITO BOM!! .. ABAIXO VAMOS POSTAR ALGUMA FOTOS DO NOSSO MARAVILHOSO PASSEIO A ESTA CIDADE  RICA DE CULTUR

PASSEIO MA MARIA FUMAÇA CUSTA R$10,00 POR PESSOA( MES 05/2015)

ANTIGA ESTAÇÃO

FRENTE MARIA FUMAÇA
MARIA FUMAÇA EM MOVIMENTO 

CASAS E RUAS AINDA PRESERVADAS COM PARALALELEPIDOS, DANDO A CIDADE UM AR ANTIGO DE POUCOS LUGARES EM SÃO PAULO VISTO. OS RESTAURANTES E CASAS SÃO DA COLONIZAÇÃO INGLESA.A..

O RESTAURANTES, SÃO SELF SERV, OU COMA A VONTADE ( VALORES DEPENDENDO DO GOSTO).
A CIDADE FICA À +/- 45 MINUTOS DA CAPITAL, MELHOR CAMINHO PELA CIDADE DE SANTO ANDRE.















CASARÃO MUSEU NO ALTO DA SERRA








fotos: Alekriss Eventos fotograficos











sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

SOLO SAGRADO DE GUARAPIRANGA/SP


uM LUGAR MUITO LINDO!!.... REPLETO DE SUAS BELEZAS NATURAIS, CONSERVADO POR PESSOAS REALMENTE DE FÉ... SE VOCE PROCURA UM LUGAR PARA CONVERSAR COM DEUS, ACABOU DE ENCONTRAR....MUITO LINDO CONFIRA!! As VEZES FALAMOS, ENFEITAMOS, POR ISSO É SEMPRE BOM CONVEFERIR. PROCURAMOS SEMPRE O MELHOR LUGAR COM SEGURANÇA, PAZ, HARMONIA, LEVANDO ALEGRIA PARA MUITOS QUE AS VEZES SÓ PODEM VER POR FOTOS. NOS SENTIMOS  FELIZES POR PODER FAZER PARTE DEsde  MARAVILHOS  MUNDO virtual e VISUAL... OBRIGADO PELA CONFIANÇA... ABAIXO ESTA UM IMAGEN DO LOCAL,, 










Localizado na região sul de São Paulo em área que conserva parte da Mata Atlântica, o Solo Sagrado do Guarapiranga, com seus 327.500 m², é um dos maiores espaços para contemplação da natureza e meditação já existentes no Brasil.
A ideia dos solos sagrados foi criada por Mokiti Okada (conhecido também como Meishu-Sama), que iniciou em 1945, no Japão, a construção de protótipos de paraísos terrestres, onde reinaria a harmonia entre a beleza da natureza e a criada pelo homem. Assim, em 1995, nasceu o Solo Sagrado do Guarapiranga.
Uma exuberante vista já se descortina após passar pelos portões de entrada: de um lado, o imenso mundo das águas da Represa de Guarapiranga; de outro, jardins em seus mais variados tons.
Um dos grandes destaques do Solo Sagrado é seu grandioso templo, construído em forma de anel. O templo possui três santuários: o Santuário de Deus Supremo, o qual apresenta uma torre de 71 m de altura que tem como objetivo captar energias cósmicas; o Santuário de Mokiti Okada, encontrado ao lado direito do Solo Sagrado; e o Santuário dos Antepassados, ao lado esquerdo, lugar especial para se orar pelos entes que já partiram. Além dos santuários, há um dia especial em que ocorre o Culto de Agradecimento às bênçãos alcançadas no mês, que reúne cerca de 20 mil pessoas.
Conta ainda com um Centro Cultural, que contém obras periodicamente renovadas de diferentes artistas, além de salas multiuso e de audiovisual. Mais do que expor obras, o Centro Cultural espalha a tradição japonesa através de suas oficinas de Ikebana (arranjo floral) e demonstrações da cerimônia do chá (típica comemoração japonesa), oferecidos regularmente.
Apresenta também duas praças de alimentação; locais para piquenique, como a Orla da Represa, com 20 mil metros quadrados de gramado, com diversas árvores que oferecem ótimas sombras para descanso; e diferentes espécies de animais silvestres soltos, como corujas, esquilos, macacos, quatis, tatus e preguiças.
Aos finais de semana, o Solo Sagrado presenteia seus visitantes com um passeio guiado e gratuito que ocorre de hora em hora e não necessita de agendamento. Os guias são voluntários que realizam atividades de conhecimento, entretenimento e interação através da apreciação da natureza por toda a área que esse magnífico ponto turístico proporciona a todos que o recebem.
Serviço:
Solo Sagrado de Guarapiranga
Estrada do Jaceguai, 6.567 – Jardim Casa Grande – Parelheiros – zona sul de São Paulo
Funcionamento: de quarta a domingo, das 8h às 17h
Aberto aos feriados (exceto em segundas-feiras e terças-feiras)
Tel: (11) 5970-1000
Site: www.solosagrado.org.br

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

CIDADE DE SÃO PAULO E SEUS ENCANTOS...


A capital paulista é o principal destino de negócios e entretenimento do país. Entre tantos pontos turísticos na cidade, separamos uma lista com os10 principais, imperdíveis para quem está na cidade.
Masp/ Avenida Paulista

Localizada no coração da cidade, a Avenida Paulista é um dos principais centros financeiros e culturais da capital. Por lá, passam milhares de pessoas por dia. Além de possuir diversas opções de lojas e restaurantes, é palco de grandes eventos e também abriga grandes centros comerciais e culturais.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) se destaca na Avenida. O espaço fica aberto para visitação de terça a domingo, com entrada a R$ 15 e gratuita às terças. Com um acervo permanente de oito mil peças tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, é um dos mais importantes museus do hemisfério Sul, com obras dos mais renomados artistas nacionais e internacionais.

O edifício que abriga o museu é um dos cartões-postais da cidade e possui um restaurante, uma cafeteria, um espaço para as crianças soltarem a criatividade com desenhos e pinturas, entre outras atividades. Aos domingos, o local recebe uma feira de antiguidades com diversos artigos com garantia de autenticidade.

Em frente ao Masp, do outro lado da Paulista, localiza-se o Parque Tenente Siqueira Campos, conhecido como Trianon. Seus 48.600 m² de área abrigam a vegetação remanescente da Mata Atlântica com espécies nativas, compondo um cenário tranquilo para as diversas opções de lazer e atividades que acontecem ali. O parque está aberto todos os dias, das 6h às 18h.


Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura possui um lindo jardim e diversos programas culturais voltados para a poesia, literatura e arte, conforme a programação disponível no site. O casarão que hoje abriga as várias atividades foi construído em 1935 e foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. A casa funciona de terça a sábado, das 10h às 22h, e em domingos e feriados, das 10h às 18h.
Na outra ponta da Avenida, próximo a Avenida Consolação, está oConjunto Nacional, um centro comercial que abriga diversas lojas, cinema, um centro de exposições e apresentações, além de diversas opções de restaurantes. O conjunto também possui um grande relógio construído em 1962. Ponto de encontro e referência na cidade, o local funciona de segunda a domingo, até as 22h.
Mercado Municipal
Considerado o maior centro de abastecimento da cidade, o Mercadão abre as portas todos os dias, das 6h às 18h, e aos domingos até as 16h. Localizado entre a Rua 25 de Março e o Metrô São Bento, é famoso por possuir uma grande diversidade de frutas, legumes e quitutes, além de outros tipos de mercadorias como queijos, temperos, frutos do mar, vinhos, etc.

O prédio, com vitrais e um estilo arquitetônico que encanta, é um ótimo local para um lanche ou almoço. Além de pontos espalhados pelo Mercadão, no mezanino há uma grande concentração de restaurantes com deliciosos quitutes, sendo os mais famosos o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau.

Parque Ibirapuera
Um dos parques mais visitados da cidade possui diversas opções de lazer. O Parque abriga áreas para atividades físicas, ciclovias, 13 quadras e playgrounds, lagos, espaço para piqueniques, local para locação de bicicletas, entre outros.

Possui também diversos centros culturais importantes: o Museu de Arte Moderna (MAM), fundado em 1948, é um espaço com cerca de quatro mil obras da arte contemporânea; o Pavilhão da Bienal, palco de diversos eventos importantes da capital; a Oca, conhecida por ter sediado exposições renomadas, como a de Picasso; o Pavilhão Japonês, um espaço para a difusão da cultura oriental; e o Planetário, um lugar para conhecer um pouco do mundo da astronomia.
Centro
O Centro da cidade possui diversos lugares históricos e imperdíveis, como aCatedral da Sé. Considerada um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, ela oferece visita histórica guiada aos visitantes, com diversos horários de terça a domingo e preço a R$ 5, além de diversos horários de missa.
Em frente à Catedral, encontra-se oMarco Zero, um monumento de mármore em forma hexagonal que traz um mapa das estradas que partem de São Paulo com destino a outros estados.

Também no centro, está localizado oPateo do Collegio. O marco histórico da cidade é considerado o berço de São Paulo, pois foi a partir dele que a cidade teve origem. Em suas dependências oferece cursos, oficinas e outros projetos. Comporta ainda o Museu Anchieta, com exposições de objetos pertencentes a Anchieta, uma igreja e a Biblioteca Padre Antonio Vieira, com um acervo de livros históricos, aberta ao público.
Mosteiro São Bento também é uma ótima opção na região. Com mais de 400 anos de história, a basílica possui uma arquitetura datada no século XVII e decoração com afrescos e murais, além de um relógio externo alemão. O local pode ser visitado todos os dias, das 6h às 18h, exceto quinta-feira. As missas, realizadas todas as manhãs, são contempladas com canto gregoriano. De segunda a sexta às 7h, sábados às 6h e domingos, com o canto e órgão, às 10h.

Ao final, não deixe de passar pela lojinha de pães do Mosteiro, com produtos produzidos pelos próprios monges. No último domingo do mês também ocorre um café da manhã produzido pelos monges; os convites devem ser adquiridos com antecedência.
Outra atração do Centro é o Edifício Altino Arantes, conhecido como Banespão, localizado próximo às Ruas XV de Novembro, Direita e São Bento. Foi inspirado no famoso Empire State Building, de Nova Iorque. Entre seus 161,22 metros de altura e 35 andares, o ponto mais visitado é a torre, que proporciona visão de 360° e atinge 40 km, com vista para a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do Centro. O prédio também tem seu glamour com lustres de cristal e estilo eclético.



róximo à estação Anhangabaú do metrô, o Theatro Municipal é um dos grandes cartões-postais da cidade. Começou a ser construído em 1903, projetado por Cláudio Rossi e desenhado por Domiziano Rossi. Foi inaugurado pela ópera de Hamlet, de Ambroise Thomas, para uma multidão de 20 mil pessoas. Passou por várias restaurações para torná-lo mais moderno, sem perder o glamour da época.

O teatro sedia ainda escolas de música e dança que se apresentam em seu palco. Também há um restaurante em seu interior. Visitas para conhecer o local em dias que não tem apresentação podem ser feitas com datas prévias que estão disponíveis no site.
Luz


Estação da Luz foi aberta em 1º de março de 1901. No passado, foi considerada a “sala de visitas” de São Paulo, pois recebia diversas personalidades e pessoas vindas do interior, que desembarcavam todos os dias na estação. O complexo arquitetônico da Estação da Luz é tombado, desde 1982, e as estruturas que foram trazidas da Inglaterra copiam o Big Ben e a abadia de Westminster.
Nos finais de semana é possível fazer uma visita histórica monitoradapelo prédio da Estação da Luz. Com duração de aproximadamente 50 minutos, os visitantes percorrem pontos históricos e arquitetônicos do prédio, conhecem a história e a importância da estação. Partindo do Museu da Língua Portuguesa, o passeio acontece todos os sábados, domingos e feriados, às 12h e 14h.

A região abriga o Museu da Língua Portuguesa que, com recursos de interatividade e tecnologia, conta com um acervo permanente e exposições temporárias. Possui três andares para contar a história da língua, a origem das mais diversas palavras e para exposições de nomes da literatura, como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Gilberto Freyre, entre outros. Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, as terças a entrada é gratuita.

Em frente ao Museu, fica a Pinacoteca do Estado, projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1895. As primeiras doações para o museu foram peças dos consagrados artistas Benedito Calixto, Pedro Alexandrino e José Ferraz de Almeida Junior. No acervo, há cerca de nove mil peças, além de exposições temporárias. Também oferece outras atividades que podem ser consultadas no site. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30, até as 22h nas quintas, com entrada franca aos sábados. 



Na Pinacoteca, há uma cafeteria que serve almoços em um espaço com vista para o Jardim da Luz, um dos mais antigos parques públicos. O parque é tombado e possui um bosque com pássaros das mais diversas espécies, uma população de bichos-preguiça, espelho d’água e lagos com peixes. Além disso, possui um aquário subterrâneo com carpas coloridas. A entrada é gratuita





Próximo à estação fica o Mosteiro da Luz, que possui uma igreja, um Memorial em homenagem ao Santo Antônio de Sant’anna Galvão, com um acervo de objetos pertencentes ao frei. Abriga também o Museu de Arte Sacra, com um acervo composto por altares, imagens sacras, livros raros, telas, objetos e vestimentas litúrgicas. O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca aos sábados.

Bairro da Liberdade
Liberdade é um reduto da cultura japonesa em São Paulo desde 1912. Possui decoração temática nas ruas com as tradicionais lanternas japonesas, além da arquitetura marcante da cultura que pode ser vista em diversos pontos do bairro. Muitos dos letreiros são em japonês e boa parte dos residentes no bairro fala a língua materna.

O bairro possui ainda uma grande quantidade de produtos e comidas típicas, além de uma feirinha de artesanato que ocorre aos domingos na saída do metrô Liberdade. Na Rua São Joaquim, também fica localizado oTemplo Busshinji, que pode ser visitado com agendamento.

Vila Madalena

Reduto dos boêmios de plantão, pelas ruas da Vila Madalena funcionam bares para todos os gostos: há botecos desde clássicos até os mais agitados. Quem não dispensa música ao vivo e quer mais agitação “baladeira” também tem várias opções.
Outro ponto interessante do bairro é o Beco do Batman, uma galeria a céu aberto, localizado na Rua Gonçalo Afonso. As paredes da via são totalmente cobertas por grafites de artistas nacionais e estrangeiros. O bairro também é um ótimo lugar para fazer compras.

Museu do Futebol

Em uma área de 6,9 mil metros, localizado embaixo das arquibancadas doEstádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido comoPacaembu, fica o Museu do Futebol. Com visitas de terça a domingo, das 9h às 17h, o acervo multimídia preserva os principais e mais importantes momentos do futebol.

O museu não tem ligação com nenhum time específico e quem vai ao museu pode conhecer diversas salas em homenagem tanto aos grandes nomes do futebol quanto aos grandes momentos. Ainda é possível ouvir algumas narrações, conhecer a origem, entre outros assuntos relacionados ao futebol.

Museu do Ipiranga


O museu do Ipiranga é um monumento em homenagem à Independência do Brasil, às margens do rio Ipiranga. Possui um estilo arquitetônico eclético e está rodeado por um lindo jardim. O acervo possui mais de 125 mil peças que pertenceram a grandes figuras da história brasileira.

Além disso, as instalações do museu abrigam uma biblioteca com cem mil volumes, um Centro de Documentação Histórica com 40 mil manuscritos e laboratórios de conservação e restauração de peças e documentos. O espaço também promove outros eventos. Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
25 de março

A Rua 25 de março é um centro de compras popular da cidade. Toda a região ao redor é dedicada ao comércio de bijuterias, brinquedos, objetos de decoração e outros acessórios para casa. Na Ladeira Porto Geral, por exemplo, é possível encontrar lojas de fantasias, onde as noivas se divertem com as compras de adereços engraçados para animar suas festas de casamento.
Serviço:
Masp
End.: Avenida Paulista, 1578 - São Paulo - SP.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30). Quinta-feira, das 10h às 20h (bilheteria até as 19h30). 
Preço: R$ 15 e dá direito a visitar todas as exposições em cartaz no dia da visita. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes pagam R$ 7. Menores de 10 anos e maiores de 60 anos de idade não pagam. Terças-feiras, entrada gratuita para o público em geral.
Tel.: (11) 3251-5644.
www.masp.art.br/masp2010/
Casa das Rosas
End.: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.  
Grátis.
Tel.: (11) 3285-6986/ (11) 3288-9447. 
www.casadasrosas-sp.org.br/
Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon)
End.: Rua Peixoto Gomide, 949 (altura do nº 1700 da Av. Paulista) – Cerqueira César – São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: diariamente das 6h às 18h.
Tel.: (11) 3253-4973/ (11) 3289-2160.
www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_centrooeste/index.php?p=5773

Condomínio Conjunto Nacional
End.: Avenida Paulista, 2073 – São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 22h, domingos e feriados, das 10h às 22h - Centro Comercial (piso térreo) e de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, sábado, das 7h às 19h – edifícios comerciais (Horsas).
www.ccn.com.br/

Mercado Municipal
End.: Rua da Cantareira, 306 - São Paulo - SP.
Horário de funcionamento: atacado: segunda a sábado, das 22h às 6h. Varejo: segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingos e feriados, das 6h às 16h. 
Tel.: (11) 3313-3365.
www.prefeitura.sp.gov.br/abastecimento
Parque do IbirapueraEnd.: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (portões 2, 3 e 10), Av. IV Centenário – portões 6 e 7A, Av. República do Líbano – portão 7 – São Paulo – SP.
Tel.: (11) 5574-5045.
www.parquedoibirapuera.com/
Catedral da Sé 
End.: Praça da Sé, s/nº - Centro - São Paulo - SP.
Horário de funcionamento: durante a semana aberto das 8h às 19h, sábado, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 13h e das 14h às 18h. Missa: segunda e sexta, às 9h, às 12h e às 18h. Terça, quarta e quinta, às 12h e às 18h. Sábado: aberto das 8h às 17h. Missa: às 12h. Domingo: aberto das 8h às 13h e das 15h às 18h. Missas: às 9h, 11h e 17h. Visita monitorada de terça à sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 13h às 17h30, aos sábados, das 10h às 11h30 e das 13h às 16h30, e aos domingos, das 10h às 12h30 e das 14h às 16h30.
Preço: visitas monitoradas: R$ 5 por pessoa, crianças até 7 anos não pagam.
Tel.: (11) 3107-6832.
www.catedraldase.org.br/site/?page_id=2
Pateo do Collegio
End.: Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro – São Paulo - SP.
Horário de funcionamento: missas de terça a sexta-feira, às 12h, e domingo, às 10h.
Grátis.
Tel.: (11) 3105-6899.
www.pateocollegio.com.br

Museu Anchieta
End.: Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro – São Paulo - SP.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Preço: R$ 6 (inteira), R$ 3 para estudantes, R$ 2 para alunos de escola pública e gratuito para crianças de até sete anos e pessoas maiores de 60 anos. Para visita monitorada é preciso agendar de terça a sexta, das 8h40 às 16h30.
Tel.: (11) 3105-6899.
www.pateocollegio.com.br

Mosteiro de São Bento 
End.: Largo de São Bento, s/nº - Centro – São Paulo - SP.
Horário de funcionamento: segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 6h até o término da missa das 18h. Sábado e domingo, das 6h às 12h e das 16h às 18h. Quinta-feira a igreja fecha às 8h e reabre às 11h30. Missas: de segunda à sexta-feira, 7h - com canto gregoriano -, 13h e 18h. Sábado, 6h - com canto gregoriano. Domingo, 8h30 - com órgão -, 10h - com canto gregoriano e órgão.
Tel.: (11) 3328-8799.
www.mosteiro.org.br/index.php

Banespão 
End.: Rua João Brícola, 24 - Centro - São Paulo - SP.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 15h.
Grátis.
Tel.: (11) 3249-7180.

Theatro Municipal
End.: Praça Ramos de Azevedo, s/nº - São Paulo – SP.
Tel.: (11) 3397-0300.
www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/theatromunicipal/

Museu da Língua Portuguesa
End.: Praça da Luz, s/nº - Centro – São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h, sendo que às terças-feiras o museu fica aberto até as 22h (a bilheteria fecha às 21h). Bilheteria: terças-feiras das 10h às 21h e de quarta a domingo, das 10h às 17h.
Preço: R$ 6 (inteira). Grátis para crianças até dez anos e idosos. Aos sábados a visitação é gratuita.
Tel.: (11) 3322-0080.
www.museudalinguaportuguesa.org.br

Pinacoteca do Estado de São Paulo
End.: Praça da Luz, 2 - Luz - Centro – São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Às quintas até as 22h, com entrada franca das 18h às 22h.
Preço: R$ 6 (inteira) e R$ 3 para estudantes, crianças até 10h e idosos maiores de 60 anos não pagam. Grátis aos sábados.
Tel.: (11) 3324-1000.
www.pinacoteca.org.br  

Jardim da Luz
End.: Rua Ribeiro De Lima, s/nº - Bom Retiro - São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h (abre às 5h para atividades físicas).
Tel.: (11) 3227-3545. 
www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_centrooeste/index.php?p=5757

Mosteiro da Luz 
End.: Avenida Tiradentes, 676 - Luz – São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h. Missas: segunda a sexta, às 7h; sábado, às 8h e às 16h; e domingo, às 8h, 10h30 e 16h.
Tel.: (11) 3311-8745.
www.saofreigalvao.com.br/

Museu de Arte Sacra de São Paulo
End.: Avenida Tiradentes, 676 - Luz – São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h, sábado e domingo, das 10h às 18h (bilheteria até as 17h30).
Preço: R$ 6 (meia-entrada para estudantes e grátis para idosos, crianças até sete anos e aos sábados). 
Tel.: (11) 5627-5393/ (11) 3326-5393/ (11) 3326-3336/ (11) 3326-1373.
www.museuartesacra.org.br 

Templo Busshinji
End.: Rua São Joaquim, 285 - Liberdade - São Paulo - SP.
Tel.: (11) 3208-4515/ (11) 3208-4345.   
www.sotozen.org.br/

Museu do Futebol
End.: Praça Charles Miller, s/nº - Pacaembu.
Horário de funcionamento: terça a domingo, exceto nos dias de jogos no Pacaembu, das 9h às 17h.
Preço: R$ 6 e meia R$ 3.
Tel.: (11) 3664-3848.
www.museudofutebol.org.br

Museu do Ipiranga
End.: Parque da Independência, s/nº - Ipiranga - zona Sul – São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.
Preço: R$ 6 (inteira) e R$ 3 para estudantes. Grátis para crianças até seis anos, idosos e pessoas com deficiência e também nos primeiros e terceiros domingos do mês. O acesso ao jardim e ao monumento é livre.
Tel.: (11) 2065-8000.
www.mp.usp.br/
Foto: Catedral da Sé. Jefferson Pancieri/ SPTuris.
Fonte: Prefeitura de São Paulo