Translate

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

LOCAIS BIZARROS EM SÃO PAULO PARTE 02.

Boa tarde prezados leitores e amantes, 

Como  haviamos falado na materia anterior, estamos complementando a postagem abaixo em quatro partes para não ficar cansativa e explorar ao  maximo o que São Paulo tem a oferecer. 

Recentemente a prefeitura de São Paulo teve nova ocupação de cargo. Agora nosso novo  Prefeito é o Sr.João Doria Juniro, empresario competente, responsavel, homem do povo.. acreditamos muito que São Paulo retornará agora mais forte, mais amparada e segura para nossos turistas.. Infelismente a gestão passada destruiu nossa cidade. Acreditamos muito em voce Sr.João Doria Junior, prefeito interino de uma das maiores metropoles do mundo...!!   

locais inusitados, bizarros e imperdíveis na cidade de São Paulo



FAU Maranhão

Quem caminha atentamente por higienópolis pode experimentar pílulas da história da nossa cidade.
Logo ali no início da Rua Maranhão, entrando pela Rua Itambé, um casarão estilo art-noveau chama muito a atenção de caminha pelo bairro. É lindo demais e é sede da pós da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
E não à toa! Construída em 1902, foi uma encomenda do Conde Antonio Alvares Penteado ao arquiteto sueco Carlos Akman, para que fosse a casa de sua família.
Conhecida como a mansão da Vila Penteado, é uma das poucas construções estilo art-noveau que sobreviveram ao tempo e ao implacável crescimento da cidade e foi doada pela família Penteado à USP, ainda na década de 40.
Tombada pelo Condephaat há quase 40 anos, é uma preciosidade e não há possibilidade de um paulistano apaixonado pela nossa cidade não conhecer este lugar!
Serviço: Rua Maranhão, 88
Feiras de Rua
Feira de rua é um patrimônio de São Paulo desde o Século XVII. Isso aí, desde 1600 e bolinha a cidade já organizava feiras livres nas ruas.
E mais: temos 7 mil anos de relacionamento e história com as ruas, esse espaço público por excelência. E o comércio sempre fez parte. Em meio a carroças, cavalos, depois bondes, trens, ônibus e agora também em meio aos carros.
SP tem quase 900 feiras de rua oficiais.
E aqui destacamos algumas maravilhosas:
a Feira da Liberdade, aos domingos;
a Feira da alameda das Flores, às sextas, na Alameda Rio Claro;
a Feirinha da madrugada, em várias ruas do Brás;
e a Feira do rolo da Vila Mara, no extremo da Zona Leste, aos domingos.
E a sua? Qual a sua feira de rua preferida?
Ferreomodelismo no Ibirapuera
Os trens da grande São Paulo estão saturados! Só nas linhas da CPTM são 2 milhões e meio de passageiros todos os dias.
Mas sabiam que no Ibirapuera tem um lugar onde vocês podem planejar o seus próprios sistemas sobre trilhos? Quantos vagões terão em seu trem? Qual a velocidade dele? Com ou sem vendedores ambulantes e adoradores da bíblia? Paisagem árida, floresta, túneis? Que tal incluir um lago, um maquinista com seu boné e, de repente, uma Maria fumaça cruzando seu caminho?
Sim, tudo isto é possível, só que em miniatura. É o chamado ferreomodelismo, a arte dos adoradores dos trilhos.
O Clube Modelódromo, onde tudo isto está disponível, fica em frente ao Parque Ibirapuera. O local para a prática de ferreomodelismo está localizado debaixo da arquibancada.
Deixe os olhos brilharem e volte a ser a criança que um dia sonhou com os trilhos no lugar das ruas e estradas entupidas de carros e caminhões.
Serviço: Rua Curitiba, 290
Galeria Califórnia
2014-11-26-GaleriaCalifornia.jpg
Caminhar pelos calçadões do centro de SP é o que fazem milhões de paulistanos diariamente. Mas você já parou para pensar nas joias da cidade escondidas em meio à toda correria do dia-a-dia?
Na Rua Barão de Itapetininga, por exemplo, a 3 minutos do Metrô República, você encontra uma dessas joias: o Edifício e Galeria California.
Traços modernistas, sustentação em V, foi inaugurado em 1955. Projeto arquitetônico de ninguém menos que Oscar Niemeyer!
Entrando na galeria, entre uma loja de relógios antigos e os elevadores sociais, em frente a uma loja de DVDs (semi originais), você encontra um dos mais incríveis e raros painéis de Candido Portinari. Um painel abstrato de mosaico que ocupa uma parede inteira de 250m². É de tirar o fôlego.
Serviço: Rua Barão de Itapetininga, 255
Academia do Garrido
2014-11-26-AcademiaGarrido.jpeg
Carros amontoados, enferrujados, apodrecendo, essa era a realidade do local onde hoje funciona uma academia pública que atende 500 pessoas por dia.
A academia do Garrido funciona desde 2006 embaixo do Viaduto Alcântara Machado, na boca da Radial Leste e pertinho da estação Brás de trem e metrô.
Esse é um dos lugares mais inclusivos de São Paulo. Onde você encontra um policial numa esteira de caminhada, um ex viciado levantando um supino, tudo isto em meio a gritos de skatistas e ciclistas de BMX.
Tudo aqui é mágico, de uma beleza tão única e underground, que você se sentirá como um personagem de um filme de George Kuchar ou David Lynch.
Serviço: Baixo do Viaduto Alcântara Machado

Horta no telhado do Shopping Eldorado
2014-11-26-HortadoEldorado.jpg
Tem gente que adora caminhar em Shopping Center vendo vitrines, manequins, joias, sapatos. Mas e se entre um vestido e uma bolsa tivesse uma berinjela, um tomatinho cereja? Entre um fast-food e a loja de celulares, um pé de alface, alecrim, maços de manjericão?
Todo paulistano conhece o Shopping Eldorado, que fica na Avenida Rebouças, certo? É no telhado deste shopping que se encontra um dos projetos mais interessantes de horta urbana: são 2 mil metros quadrados de hortaliças, legumes, verduras e ervas medicinais.
Os restos de comida da praça de alimentação são transformados em adubo, que são levados ao telhado e usados para o plantio de todas estas delícias. E é tudo orgânico, ou seja, sem agrotóxico nenhum.
Para visitar a horta basta ligar na administração do Shopping e agendar a visita. Uma boa maneira de surpreender sua família com um programa inusitado, não acham?
Serviço: Avenida Rebouças, 3970
Liberdade
2014-11-26-Liberdade.jpg
Se aprender a morrer é se libertar, a Liberdade é o bairro que de morte mais se aprende. E se ninguém morreu por conta do meu péssimo trocadilho, o bairro da Liberdade é realmente repleto de histórias e locais macabros e sombrios.
A Praça da Liberdade, na saída do Metrô Liberdade, era antes conhecida como Largo da Forca. Ali José Bonifácio enforcou o soldado Chaguinha, que conseguiu a façanha de ter a corda rompida por duas vezes antes de morrer na terceira tentativa. Dizem que sua alma penada ainda circula por ali, entre a barraca do Yakissoba e a do Tempurá.
Atravessando a praça a pé, na esquina com a Av. Liberdade, tem uma igrejinha, sempre cheia de velas e mensagens na porta, chamada Santa Cruz das Almas dos Enforcados (ou Igreja das Almas). Imaginem o porquê do nome...
A Liberdade também abrigou o primeiro cemitério da cidade, o Cemitério dos Aflitos. Onde os indigentes e os não-católicos eram enterrados. No local do cemitério só restou a Capela dos Aflitos, construída em 1779, que hoje está esmagada entre construções modernas, na Rua dos Aflitos, 70.
Calce um bom sapato preto e vá conhecer o lado sombrio e intrigante da Liberdade.
Parklets
2014-11-26-Parklets.jpg
Todo mundo é pedestre. Saindo do carro, descendo do ônibus, da bicicleta... 1/3 da população de São Paulo faz da caminhada seu PRINCIPAL meio de locomoção.
Há mais ou menos 1 ano São Paulo aderiu à implantação de parklets, estruturas pensadas desde o começo dos anos 2000 e oficializadas em 2010, em São Francisco.
Afinal, o que é um parklet? Mini praças instaladas no lugar de vagas de carros na rua, uma extensão da calçada para as pessoas curtirem a cidade.
Com bancos, cadeiras, plantas e alguns até com wi-fi gratuito, os parklets começam a pipocar por SP. Já são NOVE e hoje soube que pelo menos 30 estão em planejamento.
Levantamento feito pelo Instituto Mobilidade Verde aponta que os comércios já foram beneficiados com os parklets, com aumento de 15% nas vendas pelo fluxo de pedestres.
E aqui vai a grande sacada: qualquer paulistano também pode construir um parklet. Isso mesmo! Desde Abril desse ano a Prefeitura oficializou os parklets como mobiliário e quem tiver interesse tem que apresentar um projeto e arcar com os custos da implantação e manutenção.

edição fotografica e comentarios do post e de HUFFPOST BRASIL